A Rússia teria revelado o seu primeiro protótipo do veículo aéreo não tripulado (UAV), chamado de Okhotnik. As informações começaram a ser especuladas após uma imagem circular na internet no dia 23 de janeiro.

A foto que está circulando nas redes sociais mostra um UAV sendo rebocado por um trator, em meio a um local com bastante neve, o que leva a crer que seja na pista de Novosibirsk Aviation Plant (NAZ), também conhecido como aeroporto de Yeltsovka, em uma das regiões mais frias da Rússia.

Pelas imagens podemos aferir que o UAV tenha cerca de 19 metros de envergadura e trem de pouso de três pontos. Acredita-se ainda que o arsenal que o UAV leva é composto por mísseis e bombas de última geração, que são armazenadas em uma baía interna, similar ao que é feio com o SU-57, um requisito das aeronaves Stealth.

O que se sabe do Okhotnik é que seu desenvolvimento tenha começado em 2011, a partir do projeto Udarno-Razvedivatelnyi Besparknyi Kompleks (Sistema de Reconhecimento de Greve Não Tripulado), e a aeronave também recebeu a designação S-70, seu peso de decolagem é de aproximadamente 20 toneladas e com uma velocidade máxima de 1000 km/h.