O novo caça russo sendo rebocado em Zhukovsky. Foto: v3tritium via VK.

O novo caça monomotor de quinta geração da fabricante russa Sukhoi foi visto enquanto era rebocado no Aeroporto de Zhukovsky. As imagens inéditas surgiram nas redes sociais na tarde de hoje (15) e mostram a aeronave – possivelmente um mock-up – sendo rebocada envolta em coberturas negras. 

Na última terça-feira (13) a Rostec, conglomerado estatal russo, afirmou que uma nova aeronave seria apresentada no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, realizado anualmente em Zhukovsky, nos arredores de Moscou. A estatal também divulgou um trailer para aeronave chamada “Checkmate”.

Ao que tudo indica, o novo caça estava sendo rebocado para a estrutura onde será apresentado na próxima terça-feira (20), primeiro dia do MAKS 2021. As imagens foram obtidas pelo usuário v3tritium e compartilhadas hoje na rede social russa VK.

Em maio, uma fonte revelou algumas características do novo caça stealth que a Sukhoi estaria desenvolvendo. Em dezembro do ano passado, o chefe da Rostec, Sergei Chemzov, afirmou que a Sukhoi realmente estava trabalhando em uma aeronave do tipo. Falando à imprensa, o executivo disse que a companhia estava trabalhando no conceito do novo avião furtivo, destacando que a aeronave seria opcionalmente tripulada. 

Foto: v3tritium via VK.

O novo avião stealth da Sukhoi será uma aeronave tática com apenas um motor com empuxo vetorado, capaz de ultrapassar Mach 2 (duas vezes a velocidades do som), com razão empuxo/peso maior que 1, opcionalmente tripulado e com peso máximo de decolagem de 18 toneladas. Atualmente as Forças Aeroespaciais Russas operam o Su-57 Felon, primeiro caça de quinta geração do país. A Rússia também vem trabalhando para integrar o Su-57 com o S-70, seu novo drone furtivo de ataque.

Projeção de como poderia ser o novo caça stealth russo. Imagem via Aerotime Hub.

DEIXE UMA RESPOSTA