Inaugurado há pouco tempo, novo Aeroporto de Berlim terá sua pista fechada

Foto: Thomas Truschel - Phototek

O novo Aeroporto de Berlim foi inaugurado há pouco tempo, o projeto em si teve um atraso de alguns anos até ser concluído em 2020. O novo terminal foi construído no mesmo local em que se tinha um antigo terminal chamado Schönefeld. 

O novo terminal possui duas pistas de pousos e decolagens, entretanto como não há movimento signficativo a administração do novo terminal decidiu fechar a pista. A pista em questão é a pista sul, que foi inaugurada há um mês juntamente com o novo terminal.

A pista foi inaugurada com festa e um pouso de um Airbus A350 da Qatar Airways. Havia previsão de um A350 da Lufthansa também operar na última semana, entretanto, devido ao mau tempo a operação foi cancelada. 

O fechamento da pista sul não se dará por problemas ou por falta de estrutura, manter duas pistas em operação custa muito para o terminal. Levando em consideração que não há movimento suficiente para ter duas pistas, o terminal de Berlim considerou fechar para gerar economia em meio a crise na aviação. 

O terminal 5 que concentra as companhias aéreas de baixo custo também será fechado, obrigando as empresas Wizz Air e Ryanair e migrar suas operações ao terminal novo. O fechamento será temporário até pelo menos a recuperação do setor e do movimento esperado para ter condições de mantê-lo operacional. 

“2021 será um dos anos mais difíceis da história da FBB. Nenhum aeroporto na Alemanha será capaz de cobrir seus custos operacionais com o número de passageiros previsto. O FBB atinge a segunda onda corona em uma situação na qual poderíamos ter saído do vermelho.” Disse Engelbert Lütke Daldrup, CEO da Flughafen do Berlin Brandenburg Airport (FBB).

O fechamento da pista e do terminal, se dá também devido a segunda onda de Covid-19 que está se alastrando pela Europa. A Alemanha já iniciou o bloqueio de suas fronteiras e a limitação de viagens por todo o país.


 

DEIXE UMA RESPOSTA