Incidente com Boeing 737 da Ryanair foi causado por fadiga

Em 2017 um Boeing 737 da Ryanair sofreu um incidente enquanto decolava de Londres (Stansted), uma roda do trem de pouso dianteiro se soltou enquanto o avião ganhava velocidade na pista.

De acordo com os investigadores do caso, baseados no Reino Unido, uma fadiga do material do eixo da roda causou uma ruptura enquanto o trem de pouso dianteiro passava por um esforço típico da decolagem, com alta velocidade e transferência de carga entre os eixos.

Mas essa falha precoce do material tem uma causa, em 2014 esse mesmo avião teve essa peça instalada, na época com 17000 ciclos, a investigação apontou que um erro na restauração da peça durante essa revisão, e que foi se propagando durante o tempo, devido à mudança nas propriedades do material, causando um comportamento diferente em relação à peça original. 

Durante todo esse período, inspeções visuais não detectaram a presença de qualquer rachadura na superfície do cromo, e não havia necessidade de realizar uma inspeção com corante fluorescente.

“Como não foram detectadas rachaduras, a peça foi colocada novamente em serviço”, disse o inquérito. “Com o tempo, a flexão de eixo durante os pousos e decolagens causou rachaduras por fadiga iniciando a partir do revestimento e se propagar através da parede do eixo.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.