Mil Mi-17 Rússia Índia
Mil Mi-17V5 em operação pela força aérea russa Foto: Igor Dvurekov, (CC BY-SA 3.0) via Wikimedia Commons

A Índia anunciou o cancelamento de um pedido de 48 helicópteros Mil Mi-17V5 encomendados junto à Rússia. No entanto, a não tem relação com a guerra na Ucrânia, visto que, o governo indiano está incentivando a sua indústria local, em especial, a aeroespacial e de defesa.

Amplamente utilizado tanto pelos russos quanto ucranianos na Guerra da Ucrânia, o Mi-17 é um helicóptero multifunção de alto desempenho que pode sobrevoar em grandes altitudes no clima tropical, desértico e marítimos.

Também conhecido como Mil Mi-8, o helicóptero conta com mais de 17.000 unidades fabricadas, os helicópteros Mi-8 e Mi-17 são os mais fabricados na história. Usado principalmente para transporte de tropas, veículos leves e logística, o Mi-8 é amplamente empregado por dezenas de países.

Dependendo da versão, o Mi-17 pode carregar bombas, foguetes e até mísseis antitanque. As variantes mais modernas receberam glass cockpit, blindagem adicional e sistemas de autoproteção.

O Mi-17 tem sido amplamente empregado na invasão russa na Ucrânia, principalmente em ações de assalto aerotransportado como o realizado no aeroporto de Gostomel, onde estava o An-225.

Atualmente, o Mi-17 é fabricado pela Kazan Helicopters, uma estatal russa e subsidiária da Russian Helicopters.