Mirage 2000B França
Dassault Mirage 2000B da Força Aérea Francesa. Foto: Aldo Bidini via Wikimedia.

A Força Aérea Indiana (IAF) recebeu na última semana um par de Dassault Mirage 2000B usados. Os caças pertenciam à Força Aérea Francesa e reforçarão a frota indiana.

“As duas aeronaves estavam voando com sua Força Aérea e chegaram à base aérea de Gwalior recentemente”, disseram fontes governamentais à ANI, afirma o portal First Post. É provável que os dois caças, usados principalmente na formação de novos pilotos, serão modernizados para o padrão Mirage 2000TI. 

Em setembro, um jornal indiano revelou que a IAF estava adquirindo 24 caças Mirage 2000 por 27 milhões de Euros. O objetivo é reforçar a frota e solucionar o problema de faltas de peças de reposição. Das 24 aeronaves, oito estão em condições de voo. 

Mirage 2000TI da Força Aérea Indiana.

Fontes afirmam que o acordo de atualização dos jatos foi para aumentar a capacidade de 51 aeronaves. Alguns desses kits de modernização foram deixados devido a acidentes envolvendo os caças. Em outubro, a IAF perdeu um de seus Mirage em um acidente. Tais kits podem ser usados para modernizar os dois aviões recém chegados ao país, afirmam as fontes ao portal. 

Os Dassault Mirage 2000 indianos foram inicialmente adquiridos nos anos 1980, em resposta ao Paquistão que estava adquirindo caças F-16A/B Fighting Falcon dos Estados Unidos. Ao todo, a IAF já adquiriu 51 aeronaves, em lotes diferentes, divididos em três esquadrões, todos sediados na Base Aérea de Gwalior, no norte do país. 

DEIXE UMA RESPOSTA