Advertisement

Indonésia adquire seis caças Dassault Rafale, afirma jornal francês

Dassault Rafale EAU Dassault Aviation Systèmes MRO Nuvem

O Governo da Indonésia teria assinado a compra de seis caças Dassault Rafale, segundo fontes do jornal francês La Tribune. A possível aquisição ainda não foi confirmada pela França ou Indonésia, mas já era sugerida por canais de mídia especializada desde o final de 2021. 

O portal também sugere que a Indonésia poderá fazer um pedido ainda maior de 30 a 36 caças durante a visita de ministra de defesa da França, Florence Parly. Ela estará no país até amanhã (10).

Se confirmada, a venda das aeronaves representa também uma vitória para o CEO da Dassault Eric Trappier, que havia estabelecido a meta de vender o jato para países que não haviam operado o seu antecessor, o Mirage 2000.

Em 2021, a Dassault obteve pedidos da Grécia, Índia, Egito e Emirados Árabes Unidos, países que ainda operam o Mirage. Por outro lado, a Croácia também se tornou cliente do caça francês, adquirindo 12 aeronaves usadas para substituir seus antigos MiG-21 da era Soviética. 

rafale haf
Caças Rafale da HAF.

O jornal também observa que, apesar de modesto, este primeiro pedido também marca a presença da Dassault em um país nunca havia comprado um caça francês antes. “Não é garantia de um pedido futuro, mas de consideração sólida e séria por parte da Indonésia.”

Em dezembro de 2021, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia, Marechal Fadjar Prasetyo, disse que o país abandonou a compra dos caças Sukhoi Su-35 da Rússia, que tentava adquirir desde 2018.
Caças Su-230MK2, Su-27SKM e F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Indonésia (TNI-AU). Foto: Roland Adrie.
O negócio esbarrou na pressão norte-americana, com Washington ameaçando usar sanções econômicas contra Jakarta. “Em relação ao Sukhoi 35, é com dor no coração que devemos abandonar esse plano”, afirmou o oficial, confirmado que o governo estava estudando a aquisição do Boeing F-15EX Eagle II ou do Dassault Rafale. 
La Tribune afirma que os Rafales serão pagos com o orçamento que seria usado para comprar os caças russos, cerca de US$ 600 milhões. Atualmente a Força Aérea da Indonésia possui 32 F-16, 16 Su-27/Su-30, 23 BAE Hawk e 15 A-29 Super Tucano em sua aviação de combate.
O Dassault Rafale está em serviço na França, Índia, Catar, Egito e Grécia, com mais de 235 caças já produzidos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Dassault Rafale, França, Indonésia, Rafale, usaexport