Indonésia encomenda dois Airbus A400M

Airbus A400M Atlas Indonésia

A Airbus anunciou hoje (18) a aquisição de dois cargueiros A400M Atlas pela Indonésia. Com a compra, informada durante o Dubai Airshow, o número de países que encomendaram o modelo aumenta para dez. 

As aeronaves foram adquiridas em configuração multimissão de transporte e reabastecimento em voo. O contrato entrará e vigor a partir de 2022 e também inclui um pacote de suporte e manutenção. Jakarta também assinou uma carta de intenção para compra de outras quatro unidades.

”Este novo pedido expandirá ainda mais a presença do A400M na região da Ásia-Pacífico. O A400M oferece recursos excepcionais para a Indonésia, fornecendo à sua força aérea a plataforma perfeita para entregar cargas grandes e pesadas em áreas remotas e multiplicar sua projeção de poder aéreo graças às capacidades confiáveis ​​de reabastecimento aéreo”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.

Projeção artística de um A400 da Força Aérea da Indonésia. Imagem: Airbus/Divulgação.

Capaz de operar em pistas difíceis e curtas, o A400M fortalecerá as capacidades de transporte aéreo da Força Aérea da Indonésia para responder rapidamente a qualquer crise, demonstrada após o terremoto e subsequente tsunami que atingiu o país em 2018.

O A400M foi o primeiro grande avião de transporte aéreo capaz de entregar cargas pesadas como caminhões de combustível e escavadeiras, bem como alimentos, roupas e suprimentos médicos usando uma pista danificada e curta em Palu (Sulawesi Central, Indonésia).

“O A400M é uma plataforma verdadeiramente multifuncional e aumentará muito as capacidades táticas ar-ar da Força Aérea Indonésia. Esta aeronave desempenhará um papel fundamental em outras missões importantes, incluindo paraquedismo e transporte de carga pesada”, disse Prabowo Subianto, Ministro da Defesa da República da Indonésia.

“Também estamos considerando a aquisição adicional do A400M no curto prazo, com desenvolvimentos futuros do A400M, como combate a incêndios, uma capacidade importante que estamos explorando em conjunto com a Airbus. O A400M se tornará um ativo nacional e a pedra angular para missões de Assistência Humana e Resposta a Desastres, além de suas capacidades táticas e ar-ar”, finaliza o Ministro. 

O A400 está em serviço na Malásia, França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Espanha e Turquia. Ao todo, 102 aeronaves estão em serviço no mundo e 176 foram encomendadas. O cargueiro possui quatro motores Europrop TP400, tem uma autonomia de 8900 quilômetros e pode transportar até 37 toneladas.

Airbus A400M Atlas C.1 da Força Aérea Real em Porto Alegre.

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: A400M, Airbus, Airbus A400M, Dubai Airshow, Indonésia, T, usaexport

Sair da versão mobile