A Prefeitura de Umuarama realizou licitação para contratar empresa especializada em serviços auxiliares de transporte aéreo, na manhã desta terça-feira, 26. Apenas uma proposta foi qualificada para o certame – da Infracea Aeroportos.

Não havendo impedimentos, nos próximos dias a empresa assinará contrato para serviços de gestão, operação e manutenção do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho.

Além disso, a empresa será responsável pela engenharia para elaboração de projetos básico e executivo para instalar sinalização visual auxiliar à navegação aérea (Papi), indicador de percurso de aproximação, adequação da sinalização horizontal e implantação de sinalização vertical, com sistemas de alimentação elétrica em conformidade com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Comando da Aeronáutica (Comaer).

Continua depois do anúncio

O valor anual do contrato será de R$ 1 milhão 499 mil – cerca de R$ 125 mil por mês. O aeroporto local está habilitado para aeronaves de pequeno porte e a partir desta terça-feira, 25, passou a contar com linha aérea comercial e voos regulares para Curitiba, da companhia Azul Conecta.

Com a legalização perante os órgãos reguladores e obtenção do Certificado Operacional de Aeroportos, poderá receber aeronaves de maior porte (até 70 passageiros).

Continua depois do anúncio

O contrato prevê a disponibilização de recursos humanos para o funcionamento pleno e seguro, serviços necessários ao tráfego de cargas e passageiros, confecção e aprovação do MOPS (Manual de Operações do Aeroporto) com as regras e práticas a serem adotadas; certificação operacional para receber aeronaves ATR – 72/600; e alteração cadastral do aeródromo.

E ainda, elaboração do plano de zoneamento de ruído e estudos técnicos ambientais, assessoramento junto à SAC, Anac e demais órgãos, fornecimento de mão de obra treinada, controle de segurança, credenciamento e acesso de pessoas e veículos às áreas restritas, fornecimento de internet no Terminal de Passageiros e outros serviços necessários.

Continua depois do anúncio