Advertisement

Infraero concederá área para exploração comercial de terminal de carga no Aeroporto de Montes Claros

A Infraero realizará em breve uma licitação para concessão de área para construção de um complexo logístico no Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG).

A concessão, do espaço com 49.5 mil m² dentro do sítio aeroportuário, será por um período de 25 anos, com previsão de investimentos para a empresa vencedora do certame.

A permissão de utilização da área prevê a exploração comercial do complexo e operação das atividades de armazenagem e movimentação de cargas nacionais e internacionais e serviços relacionados ao transporte de cargas com preço mínimo mensal de R$ 20 mil e adicional de preço fixo de R$ 100 mil, a ser pago em parcela única, à vista, até o 10º dia útil a partir da assinatura do contrato.

 

NOVO MODELO

A Infraero conta com 19 Terminais de Logística que operam cargas, sendo que seis deles já estão sob gestão de empresas privadas: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Recife (PE), São José dos Campos (SP), Belém (PA) e Vitória (ES). Dos 13 Tecas restantes, 11 já foram licitados e estão em fase de homologação e entrega documental – São Luís (MA), Boa Vista (RR), João Pessoa (PB), Joinville, Navegantes (SC), Londrina, Foz do Iguaçu (PR), Macapá (AP), Manaus (AM), Petrolina (PE) e Teresina (PI); e os outros três – Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) serão licitados ainda neste ano.

O novo modelo de gestão da Infraero no setor de serviços logísticos teve um resultado positivo expressivo para a estatal, considerando o balanço de janeiro a julho de 2018, que corresponde a um crescimento de 93% na arrecadação da movimentação de cargas e serviços nos Terminais de Logística de Cargas da Infraero.

A receita conquistada no período teve um aumento de 45% em relação ao ano passado. No período, a arrecadação cresceu 39%. Por outro lado, somente com a redução de custos foi alcançada uma economia 19%.

 

O AEROPORTO

Importante polo agroindustrial do estado, Montes Claros recebe todos os meses milhares de empresários que visitam a região com o objetivo de fazer negócios. O aeroporto conta com área total de quase 2 milhões de m², sendo que o terminal de passageiros tem 733 m² e capacidade para receber cerca de 800 mil passageiros por ano.  

No terminal de passageiros, os usuários contam com uma série de estabelecimentos – entre lanchonetes, cachaçaria, acessórios para celulares, agências de turismo, locadoras, táxis, sorveteria, além de serviços de caixas eletrônicos, localizados na área externa. O aeroporto também conta com áreas acessíveis, como rampas para acesso ao saguão de embarque, calçadas do estacionamento e piso podotátil na área interna do terminal de passageiros, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Atualmente, o Mário Ribeiro opera diariamente das 5h à 1h, conta com cinco voos diários, com conexões, das companhias Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Gol Linhas Aéreas, que interliga Montes Claros a Confins (MG).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Infraero