O Governo Federal, por meio da Infraero, inaugurou, nesta segunda-feira, 25/10, as obras de reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Estão sendo finalizados os últimos serviços, mas as operações já estão na nova área do terminal de passageiros. Para a modernização do Terminal de Passageiros, foram investidos R$ 29,75 milhões, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

“Hoje é um marco muito importante na história desse aeroporto. Outros virão, mas hoje estamos marcando mais uma ampliação e mais uma adequação do Aeroporto de Uberlândia”, afirmou, durante a cerimônia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

As melhorias no Aeroporto de Uberlândia duplicaram a capacidade do Terminal de Passageiros, que passou de 1,7 milhão para 3,9 milhões de passageiros por ano. A nova área de embarque – quatro vezes maior que a antiga, e de desembarque – com o dobro de tamanho, entraram em operação em agosto, quando passageiros e usuários começaram a desfrutar de mais conforto nesses espaços. O setor de restituição de bagagens ganhou duas esteiras. Também foram instalados novos elevadores e sanitários.

O novo Terminal possui dois pavimentos: no térreo funciona parte de inspeção de passageiros e áreas comerciais; o   1º pavimento é destinado às companhias aéreas, apoio às áreas comerciais, auditório e locais para treinamentos internos, além de acesso às galerias técnicas; e o 2º pavimento possui um mirante com áreas comerciais.

Além disso, a fachada do aeroporto mudou totalmente e ganhou nova cobertura para embarques e desembarques.

Segundo o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, as obras garantem o aumento dos níveis de conforto em uma das principais regiões de Minas Gerais. “Essa é mais uma entrega da qual nos orgulhamos, porque temos a certeza que estamos contribuindo com o desenvolvimento econômico da região”, afirmou.

Abaixo os principais benefícios promovidos pela Infraero no Aeroporto de Uberlândia

 

Antes 

Depois 

Ganho 

Capacidade Anual (milhões/passageiros) 

1,7 

3,9 

229% 

Saguão Check-in (m²) 

316 

512 

162% 

Saguão de embarque (m²) 

272 

1125 

413% 

Saguão de desembarque (m²) 

328 

652 

199% 

Áreas de apoio a Cia Aérea (m²) 

110 

345 

314% 

Áreas climatizadas (m²) 

600 

6118 

1.020% 

Esteiras Check-in (unid) 

58 

118 

203% 

Elevadores (unid)  

300% 

Esteiras de Restituição (unid) 

200% 

DEIXE UMA RESPOSTA