Infraero presta apoio às ações de reestabelecimento de energia em Macapá

Infraero

A Infraero está apoiando as ações dos governos Federal e Estadual no sentido de dar apoio à população do Amapá (AP) enquanto a concessionária de energia elétrica trabalha para restabelecer o fornecimento de energia no Estado. Mesmo diante da crise de energia, o aeroporto seguiu funcionando, com chegadas e partidas ocorrendo normalmente graças ao uso de geradores próprios.

A empresa também criou um gabinete de crise e mobilizou toda a equipe do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre para garantir a fluidez das operações aéreas. Com o trabalho conjunto das Forças Armadas e da Defesa Civil, a Infraero está prestando apoio no recebimento de materiais e equipamentos necessários à ligação do sistema elétrico da cidade à rede de Transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), bem como de garantir as operações aeroportuárias para o recebimento de cestas básicas e água mineral à população macapaense.

Uma dessas operações ocorreu na última quinta-feira (5/11), por volta das 19h, quando o aeroporto recebeu um voo da Força Aérea Brasileira trazendo o equipamento utilizado para refinar o óleo da subestação Macapá 230/69 kV.

“Para que essa operação ocorresse com rapidez, todo apoio logístico e operacional foi prestado. Deste modo, com a chegada desse equipamento à subestação, ainda no dia 5 a energia começou a ser reestabelecida na cidade”, comenta o superintendente do Aeroporto de Macapá, Roberto Campos.

Além disso, desde o início da calamidade, a Infraero disponibilizou os pontos de tomada do saguão de passageiros para que a população macapaense pudesse recarregar seus celulares e aparelhos eletrônicos. “São 83 pontos de tomada, mas com o uso de extensores e réguas, eles foram multiplicados e conseguimos oferecer esse apoio à população”, explica o Campos.

Outra medida tomada pela Infraero foi a disponibilização e ampliação dos serviços de caixas eletrônicos no aeroporto. Antes do apagão, o terminal contava com um caixa 24 horas, e desde o último sábado, o terminal dispõe de cinco unidades, sendo uma preferencial.

Apoio em Belém


 O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans, no Pará (PA) é outro terminal da Rede Infraero diretamente envolvido no apoio à cidade de Macapá. O terminal paraense está servindo como apoio para o recebimento de doações – alimentos não perecíveis e água mineral. A ação é fruto de parceria com as empresas aéreas Azul e Latam, como explica o superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues.

“Disponibilizamos um amplo espaço ao lado do check-in da Azul para recebermos as doações de alimentos, além disso, estamos dando todo o apoio logístico para a Força Aérea Brasileira, no sentido de levar esses mantimentos para a base militar, para que eles possam ser transportados para Macapá”, ressaltou. “Somente no sábado (7/11), foram enviadas 12 toneladas de mantimentos de Belém a Macapá a partir do Val-de-Cans”, acrescentou.

 

Via: Infraero

DEIXE UMA RESPOSTA