Foto - Infraero/Reprodução

Depois de um período de obras, que durou quase um mês, a Infraero vai liberar no próximo sábado (21/09) a pista principal do Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro do Rio de Janeiro, e famoso pela Ponte Aérea entre Rio e SP.

Com a reabertura da pista principal, as companhias que transferiram todos os seus voos para o Galeão durante o período de obras, como a LATAM e a GOL, devem retomar as operações no terminal aos poucos. 

A recomendação para os passageiros é consultar a companhia a qual fará seu voo, para se informar sobre o terminal de partida do mesmo.

Azul estreou voos na Ponte Aérea durante período de obras no Santos Dumont.

A Infraero destacou o trabalho das equipes de manutenção, em 24 horas por dia nos 7 dias da semana, para disponibilizar o quanto antes a pista principal.

 

Manutenções e capacitações durante a recuperação da pista

Durante o período de obras na pista principal, o Aeroporto Santos Dumont realizou revisões e ajustes em elevadores, escadas rolantes, raio-x e pontes de embarque.

Em outra frente, a Infraero fará o treinamento de gerenciamento de risco de fauna para bombeiros de aeródromo e fiscais de pátio, aproveitando a flexibilidade nas escalas de trabalho a partir da redução nas operações. Já a área de segurança irá aplicar os cursos de atendimento ao cliente para os agentes de proteção da aviação civil, responsáveis pela operação dos raios-x e detectores de metal; além de um treinamento sobre permanência em área de manobras de aeronaves.


Histórico de manutenções na pista

A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar.

A expectativa é de que a atual recuperação da pista dure em torno de 10 anos, até uma nova manutenção.