Instituto de Cartografia Aeronáutica disponibiliza Pesquisa de Satisfação sobre Produtos e Serviços

Instituto de Cartografia Aeronáutica

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” A frase, do estatístico e professor norte-americano William Edwards Deming, ilustra a importância e a necessidade do levantamento de dados, mensuração de resultados e, consequente, transformação de processos.

É por meio desta avaliação que produtos e serviços são aperfeiçoados ou substituídos. Com foco na qualidade, o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), regularmente disponibiliza aos seus usuários pesquisas de satisfação.

Este ano não será diferente. Já está no ar a Pesquisa de Satisfação do Cliente nos sites AISWEBGEOAISWEB e PORTAL AGA. O ICA é responsável pelo gerenciamento da informação aeronáutica, pela elaboração de procedimentos de navegação aérea, pela cartografia aeronáutica e pela concepção do espaço aéreo sob jurisdição do Brasil.

O Instituto mantém um setor responsável pela qualidade e confiabilidade dos produtos. Oito de seus processos foram certificados de acordo com os requisitos da NBR ISO 9001:2015.

A Norma incentiva a qualidade com a aplicação de importantes requisitos, entre eles: o planejamento de atividades, a definição de metas, a implementação de planos de ação e relacionamento com clientes.

Por este motivo, a participação dos usuários é indispensável. O Instituto busca constantemente a melhoria dos processos certificados e sua otimização para conquistar tanto a economicidade de recursos quanto à segurança e o dinamismo da informação que auxilia a navegação aérea no Brasil.

formulário de pesquisa contém duas seções. Na primeira, é realizada a identificação do participante, que faz a seleção do produto ou serviço a ser avaliado.

A segunda parte apresenta cinco perguntas sobre o item selecionado previamente, além de um campo para texto livre, onde pode ser descrita sua experiência ou algum comentário sobre as notas atribuídas.

Produtos e serviços que estão sendo avaliados:
– AIP (Informação de Publicação Aeronáutica)
– Suplemento AIP
– Rotaer (Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas)
– Cartas de procedimento (IAC/ SID/ STAR/ ATCSMAC/ VAC)
– Cartas de solo (PDC/ AGMC/ AOC/ ADC)
– Cartas de área e de rota (ENRC/ ARC)
– Cartas visuais (WAC/ CNAV/ CINAV/ CAP/ CIAP);
– Cartas de corredores visuais
– Avisos aos Aeronavegantes – NOTAM
– GEOAISWEB
– Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, Helipontos e Auxílios à Navegação Aérea
– OPEA (Projeto de Objeto Projetado no Espaço Aéreo)
– Sistema e-TOD (Dados de Terreno e Obstáculos)
– Sistema AIXM
– SDIA (Sistema de Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica)
– INFOTEMP (informações temporárias de Aeródromos e Helipontos publicados exclusivamente no ROTAER)
– FPL BR – EFB

Se você é usuário de informações aeronáuticas, sua opinião é muito importante para o que o Instituto de Cartografia Aeronáutica continue evoluindo seu Sistema de Gestão da Qualidade.

O objetivo final sempre será a melhoria dos produtos e serviços para que correspondam aos anseios da comunidade aeronáutica. A pesquisa estará disponível até o dia 09 de junho. Participe!

 

Com informações do DECEA.

 

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