Investigação aponta inexperiência, em voo que quase pousou na taxiway do Aeroporto de São Francisco

por Aeroflap

No dia 07 de julho de 2017, um Airbus A320 da Air Canada (C-FKCK) quase pousou em uma taxiway com várias aeronaves, no Aeroporto de São Francisco, nos EUA, que é conhecido pela pequena separação entre as pistas e as operações simultâneas, como se elas fossem independentes.

No relatório final deste incidente, divulgado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) nesta semana, os investigadores apontam que o erro humano foi o responsável por quase causar a colisão da aeronave com diversas aeronaves que estavam na taxiway.

Os investigadores apontaram sinais de fadiga e desconhecimento daquele tipo de operação, ou seja, a tripulação não tinha experiência no sistema de aproximação do Aeroporto de São Francisco, como citado anteriormente, este local demanda um certo treinamento do piloto.

No caso da fadiga, o comandante não poderia estar operando aquele voo, pois estava a mais de 19 horas sem um descanso significante.

“Eu não quero sensacionalizar, mas este foi um quase acidente”, disse o presidente do NTSB, Robert Sumwalt, durante a reunião do conselho.

Enquanto o A320 da Air Canada seguia para o pouso na 28R, outras quatro aeronaves aguardavam na taxiway para realizarem a decolagem, mas o piloto errou o procedimento de alinhamento para a pista e simplesmente estava seguindo para pouso na taxiway C do aeroporto, aonde estavam os quatro aviões. 

Os controladores perceberam o erro nos momentos finais do pouso e alertaram os pilotos do A320 sobre o perigo. Em uma gravação de áudio de conversas entre controle de tráfego aéreo e pilotos, o comandante disse ao controle de tráfego aéreo que ele vê outras luzes na pista antes de ser informado que não havia outros aviões ocupando a pista 28R. Logo após o controlador avisa o piloto do erro e pede para ele arremeter.

A gravação também revela que os pilotos chegaram perto de pelo menos uma aeronave que estava na taxiway, enquanto o controlador dialogava com os pilotos sobre as luzes da pista. No esquema normal as taxiways têm luzes com cores diferentes das que encontramos na pista de pouso e decolagem.

“Torre, só queremos confirmar … Vemos algumas luzes na pista”, disse o piloto da Air Canada aos controladores. “Onde está esse cara? Ele está na pista de rodagem”, disse o piloto da Air Canadá novamente momentos após receber uma confirmação para pousar na 28R. Depois desse trecho de rádio a torre falou para o piloto arremeter.

De acordo com Sathya Silva, investigadora de desempenho humano no NTSB, a tripulação sabia do NOTAM emitido, sobre o fechamento da 28L para obras, mas parecem ter confundido a 28R com a taxiway C, crendo que a pista 28R era a 28L.

“Está escrito em uma linguagem que apenas um programador de computador poderia entender … apenas um monte de lixo que ninguém presta atenção”, disse Sumwalt, criticando a complexidade dos NOTAMs e a falta de referência visual de boa parte deles.

Além disso houve um terceiro problema com a tripulação técnica. Ela foi obrigada a sintonizar manualmente a freqüência do ILS, enquanto conduzia uma abordagem visual para a pista 28R, mas o copiloto não concluiu a configuração do ILS, e o comandante não verificou se o procedimento estava concluído. A justificativa do copiloto foi o fato de ter perdido o alinhamento de frequência, algo que não soou bem aos investigadores.

 

Recomendações

Como sempre, na aviação aprendemos com os erros, e neste caso uma série de recomendações foram lançadas para diversos órgãos que regem a aviação no Canada e nos EUA.

A primeira, sobre Fadiga, aponta uma necessidade do Canadá atualizar suas leis em relação aos tripulantes, para alinhar com o padrão internacional e evitar que esse tipo de problema ocorra novamente, com possibilidade de gerar até um acidente gravíssimo.

A segunda, para a FAA, pede por uma necessidade de identificar abordagens que exijam uma entrada de frequência manual incomum e tornar essas informações mais perceptíveis nos gráficos de aproximação.

Ao mesmo órgão uma terceira recomendação foi emitida, que os NOTAMs sejam sempre avaliados por um comitê de especialistas, e desta forma apresentem informações relevantes e visuais, de fácil compreensão.

Para as fabricantes de avião o NTSB recomendou o estabelecimento de requisitos para pouso de aeronaves em aeroportos das classes B e C, para que o equipamento (avião) alertasse aos pilotos quando a aeronave não estivesse alinhada com a superfície da pista. A FAA também foi chamada para trabalhar com fabricantes para desenvolver uma tecnologia, para um sistema de emitir tais alertas.

Já nos aeroportos, o NTSB sugeriu a modificação de equipamentos para fornecer alertas sobre possíveis riscos de colisão e para que mais pesquisas sejam conduzidas para determinar como tornar as pistas fechadas mais visíveis.

 

Via – FlightGlobal

 

Veja abaixo o áudio do voo:

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: acidente, Incidente

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