Advertisement

Irã convida EUA para fazer parte da investigação sobre acidente com avião em Teerã

O Irã convidou o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA para participar de sua investigação do acidente de um avião ucraniano e a agência dos EUA concordou em designar um investigador, disse uma autoridade iraniana na quinta-feira.

“O NTSB respondeu ao nosso investigador-chefe e anunciou um representante credenciado”, disse Farhad Parvaresh, representante do Irã na Organização Internacional de Aviação Civil, parte das Nações Unidas, à Reuters.

Uma pessoa informada sobre o assunto confirmou que o NTSB havia concordado em participar, mas disse que não está claro o que aconteceria se o seu representante pudesse fazer sob as sanções dos EUA.

Os Estados Unidos podem participar de acordo com as regras globais, visto que o Boeing 737-800NG foi projetado e construído lá.

O Canadá, que tinha dezenas de passageiros a bordo, também nomeou um especialista, enquanto uma equipe da Ucrânia realizou discussões em Teerã nesta quinta-feira, disse Parvaresh em entrevista por telefone.

O Irã está pronto para fornecer instalações consulares e vistos para investigadores credenciados, acrescentou o país.

A Suécia e o Afeganistão, que tinham alguns passageiros a bordo, também foram notificados. A França também pode estar envolvida, já que foi um dos países onde os motores são fabricados, disse Parvaresh.

Ele negou as alegações americanas e canadenses de que o jato havia sido abatido e disse que o Irã estava comprometido com uma investigação completa e transparente do acidente, acrescentando que era muito cedo para especular sobre a causa.

“Como iranianos, sentimos essa tragédia e desastre por nós e pelas famílias”, disse Parvaresh, expressando condolências aos parentes de todas as 176 pessoas que morreram quando o avião da Ukraine International Airlines caiu na quarta-feira (08/01).

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse anteriormente que o jato provavelmente foi derrubado por um ataque acidental de mísseis iranianos, citando informações de fontes canadenses e outras. O governo dos EUA acredita que o Irã derrubou o avião por engano, disseram três autoridades dos EUA à Reuters.

 

Via – Reuters

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: acidente, Incidente, Irã