Advertisement

Iraque quer comprar caças Rafale da França e mais tanques russos

Rafale Egito

O Governo do Iraque está avaliando a compra de materiais de defesa da França e Rússia, incluindo 14 caças Dassault Rafale, 20 drones e tanques T-90. Algumas negociações já estariam em estágio avançado.

“A Força Aérea Iraquiana pretende comprar 14 caças franceses Rafale a um custo de US$ 240 milhões, que serão pagos em petróleo e não em dinheiro”, disse Norman Ricklefs ao Defense News. Ricklefs lidera a consultoria geopolítica NAMEA Group e anteriormente foi consultor do ministro do Interior do Iraque e do secretário-geral do Ministério da Defesa.

Em setembro de 2021, o presidente do Comitê de Segurança e Defesa do parlamento do Iraque, Mohammed Redha al-Haidar, revelou que o Iraque e Paris assinaram um contrato para a aeronave de caça multimissão. 

Rafale
Rafale C carregando um pod de reconhecimento Thales RECO-NG. Foto: Thales.

Os Rafales são uma presença comum nos céus iraquianos, observa o Aerotime. Desde 2014, a Força Aérea Francesa opera a partir da Base Aérea H5 Prince Hassan em Amã-Marca, Jordânia, onde realiza ataques contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria como parte da ‘Operação Chammal’. 

A Força Aérea Francesa também participa do treinamento das forças armadas iraquianas, incluindo pilotos e mecânicos, bem como controladores aéreos avançados, soldados encarregados de guiar aeronaves envolvidas em apoio aéreo aproximado.

Se oficializado, o pedido iraquiano será a mais recente de uma série de vitórias comerciais que a Dassault tem obtido com o Rafale. Na última quinta-feira (10) a Indonésia assinou a compra de 42 Rafales. Em dezembro de 2021 os Emirados Árabes Unidos encomendaram 80 caças, o maior pedido de exportação até o momento. 

“A França se ofereceu para vender 20 drones; atualmente o [Ministério da Defesa] iraquiano está realizando uma análise técnica.” Segundo Ricklefs, ainda não há um contrato para os drones. Uma delegação iraquiana deverá visitar a França no futuro próximo para inspecionar os sistemas. Ele acredita que a delegação “realizará uma verificação de qualidade” nos aviões não-tripulados.

Super Mushshak. Foto: Sergey Ryabtsev/Wikicommons.

Ricklefs afirma que o Iraque também negocia a compra de drones paquistaneses. “O Paquistão também se ofereceu para vender 20 drones ao Iraque, mas o Ministério da Defesa ainda está analisando a oferta”. Ele também disse que a Força Aérea está se aproximando da compra do PAC Super Mushshak, uma aeronave de treinamento e ataque leve do Paquistão, mas não forneceu mais detalhes.

Além dos equipamentos franceses, Bagdá também tem interesse em adquirir mais tanques T-90S de origem russa. Junto do M1 Abrams norte-americano, ele compõe a espinha dorsal da cavalaria iraquiana. 

Em entrevista ao Iraqi News Agency, o Tenente-General Qasim Al-Muhammadi, comandante do Exército, disse que “há planos para aumentar o número de tanques e aumentar as divisões e brigadas para aumentar as capacidades do Exército Iraquiano.”

Tanque russo T-90.

Ricklefs observou que o Ministério da Defesa está buscando mais tanques T-90 da Rússia, já tendo encomendado 73 em 2016. O Ministério anunciou em junho de 2018 que, como parte do primeiro lote do pedido, 39 desses tanques T-90S foram entregues à 9ª Divisão da 35ª Brigada. Esta brigada estava equipada com tanques M1 Abrams, que foram transferidos para a 34ª Brigada após a entrega do T-90, informou o ministério.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Dassault Rafale, Drones, França, Iraque, Rafale, Rússia, usaexport