Irkut anuncia morte do principal líder na certificação do Superjet e MC-21

Foto - Irkut/Reprodução

A fabricante de aviões Irkut infelizmente anunciou hoje (05) a morte de Igor Vinogradov, figura sênior de certificação de aeronaves civis na Rússia.

Vinogradov foi fundamental no avanço da certificação do Sukhoi Superjet 100, que a Irkut absorveu posteriormente em sua linha de produtos, através do estabelecimento de uma divisão regional de aeronaves.

Ele também participou ativamente do trabalho para garantir a certificação do novo MC-21, que ainda está em sua campanha de voos de teste, para ser certificado até o final de 2020.

Vinogradov tinha 63 anos e ocupou o cargo de vice-diretor geral de certificação e qualidade de engenharia de aviação. Irkut diz que sua morte ocorreu após uma curta doença, sem dar detalhes.

“Sua contribuição para o desenvolvimento da indústria aeronáutica doméstica é inestimável”, afirma o aeromédico, destacando sua “enorme contribuição pessoal” para a certificação do Superjet para os padrões da Rússia e da Europa.

Vinogradov passou quatro décadas em aeronavegabilidade da aviação civil e funções de inspeção, incluindo cargos no Comitê de Aviação Interestadual, desde que se formou em engenharia aeronáutica em 1980.

Ele ocupou vários cargos seniores na Sukhoi Civil Aircraft, agora como Irkut Regional Aircraft, durante o desenvolvimento, coordenação de programas e certificação do Superjet 100.


O designer-chefe do programa Superjet, Vladimir Lavrov, diz que Vinogradov se “distinguiu” por “qualidades humanas excepcionais e o mais alto profissionalismo”, enquanto o ex-presidente da United Aircraft Mikhail Pogosyan diz: “Ele foi, e talvez continue sendo, um dos melhores especialistas russos na certificação de tecnologia da aviação.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA