Irkut apresenta o primeiro MC-21 com motores russos de nova geração

A Irkut apresentou hoje (10/11) o primeiro avião MC-21 equipado com dois motores russos PD-14, que utilizam tecnologias de nova geração e são fabricados pela Aviadvigatel.

A aeronave também é o 5º protótipo de testes da Irkut para o MC-21, e entrará no programa de certificação do avião, que tem previsão para ser concluído em 2021.

A variante, designada MC-21-310, é a alternativa ao -300 que apresenta motores Pratt & Whitney PW1400G. Este avião poderá fazer seu primeiro voo ainda em 2020, se os testes em solo prosseguirem com sucesso.

A empresa lista como um significativo marco a introdução de motores russos de nova geração em uma aeronave russa, uma opção adicional para a Rússia vender aeronaves à países que têm relação prejudicada com os Estados Unidos, como o Irã.

Após a pintura, a Irkut disse que a aeronave passará por testes em solo, como os de taxiamento em baixa e alta velocidade, e testes de motor como preparação para seu primeiro voo.

 

O Irkut MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.


Esse teste da matéria faz parte da série de certificação do MC-21, que deverá ser concluída no final de 2021 na Rússia, e com o certificado emitido pela EASA ainda em 2021.

A Irkut divulgou, através do Ministério do Comércio e Indústria da Rússia, que planeja fazer as primeiras entregas do MC-21 no final de 2021.

A primeira companhia aérea que deve receber o avião é a estatal Aeroflot, conhecida por operar por diversos anos da URSS somente com aviões fabricados no país. Atualmente a companhia conta com uma frota de aviões Airbus e Boeing, com uma pequena presença do SSJ100, fabricado pela Sukhoi na Rússia.

A Aeroflot tem 50 pedidos firmes para o MC-21, e opções de compra para mais 35 aviões. Já o MC-21 acumula um total de 175 pedidos firmes para o MC-21.

A companhia russa, por sua vez, optou por motores Pratt & Whitney, como nos A320neo.

DEIXE UMA RESPOSTA