Irkut começou a construir a fuselagem do MS-21

por '@pedro

De acordo com o serviço de imprensa do governo da região de Irkutsk, a aeronave russa Irkut MS-21 já começou a ser produzida pela empresa estatal que faz parte da UAC.

“Ele agora está com todas as seções da fuselagem encaixadas, é esperado em um futuro próximo montar a asa na estrutura de sua fuselagem”, disse o serviço de imprensa de Irkutsk. De acordo com o cronograma, o primeiro avião deve fazer seu voo no segundo trimestre de 2016. Parte dos atuais avanços no programa se deve à uma ordem do governo para apertar o cronograma da aeronave, que já sofreu constantes atrasos no seu projeto lançado em 2008.

No mês passado (novembro), durante a Dubai Air Show 2015, uma holding de investimentos Egípcia firmou um acordo de cooperação no desenvolvimento do Irkut MS21, em troca a fabricante irá fornecer até 10 aeronaves para a Cairo Aviation, um companhia aérea do grupo.

O Irkut MS-21 é uma aeronave de médio porte com capacidade para transportar de 176 à 230 passageiros, seu projeto utiliza materiais compostos para alívio de peso e motores de nova geração Pratt & Witney PW1400G e Aviadvigatel PD-14. O programa foi lançado em 2008 e já no ano seguinte foi firmado diversas parcerias de produção com as empresas membra da UAC, que são:  Irkut, Mikoyan, Sukhoi, Ilyushin, Tupolev, Beriev e Yakovlev.

O governo russo espera concorrer com o novo Airbus A320/21Neo  e o Boeing 737MAX 8/9, esse é o maior motivo para a pressão por parte do governo russo em cumprir o cronograma. Recentemente o Airbus A320neo equipado com os motores PW recebeu a dupla certificação da FAA e EASA, permitindo assim começar suas entregas, enquanto o Boeing 737MAX ainda não fez seu roll-out.

Até o momento foram feitas 257 encomendas fixas, com mais 84 opções de compra. Maioria das encomendas foram feitas por instituições de Leasing da Rússia ou por companhias aéreas locais.

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Não categorizado, Notícias

Tags: Irkut, Irkut MC-21, Irkut MS-21, MC-21, MS-21

Sair da versão mobile