A Irkut finalizou a montagem do segundo MC-21, que em breve iniciará os testes em voo e fará parte da certificação dessa aeronave. 

“A conclusão da montagem desta segunda aeronave é uma etapa importante do programa de certificação do MC-21. A entrada de novas máquinas neste ano para testes de voo resolverá as principais tarefas do projeto: concluir a certificação do MC-21, para iniciar a produção em série e entregar os primeiros aviões de passageiros para os clientes”, disse Denis Manturov, o ministro russo da Indústria e Comércio.

Essa unidade já conta com reforços nas asas, depois que testes realizados anteriormente demonstraram uma necessidade de aprimoramento do projeto.

A Irkut continua realizando a montagem final do terceiro MC-21, enquanto os componentes da quarta aeronave estão sendo fabricados. No total, 4 aeronaves MC-21-300 estarão envolvidas em testes de voo.

A fabricação em série do MC-21 será iniciada em 2019, mas equipado somente com os motores Pratt & Whitney PW1400G.

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.

 

O MC-21

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Interior do MC-21. Foto – Aleksey Kudenko

O curioso é que para se adequar ao “mercado ocidental” de aeronaves a Irkut selecionou os motores PD-14 da Aviadvigatel, e o motor Pratt & Whitney PW1400G -JM, uma variante do modelo que equipa aeronaves famosas como o Airbus A320neo, CSeries e E-Jet E2.

Seguindo o mesmo conceito que escolheu para os motores, a Irkut selecionou a Honeywell , Thales, Elbit Systems, Zodiac Aerospace, Eaton, Meggitt, UTC Aerospace Systems e Goodrich para o fornecimento de tecnologias e peças para o novo avião, tudo isso com intuito de “ocidentalizar” o MC-21, e tornar seus sistemas comuns para companhias aéreas que já operam com o Boeing 737 e o Airbus A320. A semelhança é tanta que a aeronave tem até um sistema fly-by-wire avançado e sidesticks nos lugares dos manches.

Cockpit do MC-21. Foto – Aleksey Kudenko

Ao todo a Irkut tem 175 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.