A Irkut, empresa estatal russa, está procedendo com a instalação de um interior de alta densidade, em seu protótipo 004 do MC-21-300.
O interior é equipado com 211 assentos, com cerca de 29 polegadas de distância entre eles, um espaço bastante “desconfortável” para os passageiros, mas compensa isso na largura de 18,5 polegadas.
A aeronave vai testar outro extremo, o transporte de 211 passageiros em rotas simuladas. A Irkut tem outro interior de baixa densidade, com 163 assentos, instalados no protótipo 003.
O grande destaque do MC-21, como um narrowbody, é o espaço entre os assentos que possibilita o corredor, mais largo em comparação com o A320neo e o 737 MAX.
Os protótipos 003 e 004 estão equipados com motores Pratt & Whitney Pure Power, o mesmo modelo que equipa o A320neo.
O MC-21
O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.
O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.
Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.
Via – FlightGlobal
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.