Advertisement

Irkut faz encomenda para 40 motores da Pratt & Whitney

A empresa estatal russa, Irkut, pertencente ao Grupo UAC, encomendou recentemente cerca de 40 motores Pratt & Whitney PW1400G, que equipa o avião MC-21.

Esses motores são da linha de série da aeronave, já para a montagem dos aviões que serão direcionados para os clientes da empresa.

A encomenda com a Pratt & Whitney tem valor aproximado de US$ 250 milhões, e com entregas de 20 motores entre 2021 e 2023, e entrega de outros motores até 2025. Os motores são direcionados para aviões da Aeroflot e Red Wings, todas companhias da Rússia, que optaram por um motor “ocidental”.

Ao todo o MC-21 já acumula 175 encomendas firmes, boa parte delas para empresas da Rússia ou de países parceiros. A Irkut também oferece uma outra opção de motor, o PD-14 da Aviadvigatel que ainda não está disponível, ele deve equipar o MC-21 pela primeira vez em 2020.

 

Testes em voo

De acordo com a Irkut, os testes estão sendo conduzidos com três aeronave MC-21, todas equipadas com motores Pratt & Whitney PW1400G. A certificação está sendo conduzida por avaliadores da EASA e da Rosaviatsia, da Rússia.

Foto – Irkut/Reprodução

De acordo com a Irkut, esses aviões já passaram por testes relacionados ao limite de ângulo de ataque, condição de flutter, envelope de pouso e decolagem com a definição da velocidade mínima de voo, e uma pane de motor simulada, com religamento da APU durante voo.

Mais detalhes sobre o programa de testes do MC-21 deverão ser divulgados no MAKS 2019, que acontecerá em Moscou, durante os dias 27 de agosto a 1º de setembro. As aeronaves de testes também estarão na exposição.

 

O MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.

Foto – UAC

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2019 na Rússia, seguida pela certificação da EASA também em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Empresas, Notícias

Tags: Irkut, MC-21