Irkut inicia o teste ‘Water Ingestion’ para certificar o novíssimo MC-21

Irkut MC-21

A Irkut iniciou uma nova série de testes com o MC-21-300, agora fazendo aferições sobre a ingestão de água, e como esta pode danificar o avião no pouso. Este é um procedimento totalmente normal, e realizado por todas as fabricantes durante a certificação de uma aeronave.

Os testes estão sendo conduzidos no aeroporto de Ulyanovsk, na Rússia, com um protótipo de testes.

O teste envolve a passagem em alta velocidade do MC-21-300 por uma piscina de água com 70 metros de comprimento, e 20 metros de largura. Essas medidas já são de acordo com os critérios internacionais de certificação.

O Water Ingestion Test é feito usando uma “piscina” de água, que é montada em uma pista comum, de pouso ou decolagem.

Os tripulantes aceleraram progressivamente a aeronave de encontro para uma grande bacia de água, esse teste é realizado em cinco velocidades entre 80 a 140 nós.

Esse teste verifica se os sistemas da aeronave, principalmente os que ficam perto do trem de pouso, suportarão o impacto da água durante o pouso, decolagem ou taxiamento.

“É necessário confirmar que, durante o movimento da aeronave, a água não atrapalha o funcionamento dos [motores] e da unidade de potência auxiliar, nem danifica elementos estruturais e sistemas da aeronave”, afirma a Irkut.


Equipamentos de medição complementados por sistemas de videovigilância na aeronave e no solo serão usados ​​para registrar os resultados dos testes.

Esse teste faz parte da série de certificação do MC-21, que deverá ser concluída no final de 2020 na Rússia, e com o certificado emitido pela EASA em 2021.

 

O MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.

Foto – UAC

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.

DEIXE UMA RESPOSTA