Irkut inicia testes noturnos com o MC-21

Recentemente o MC-21, da Irkut, fez seu primeiro voo noturno, como parte dos testes de certificação da aeronave para operações durante o período da noite.

Os testes estão sendo realizados com a aeronave 001, a primeira fabricada pela empresa e que voa a mais de um ano realizando testes. O aeródromo de Zhukovsky, nos arredores de Moscou, sediou os testes dessa aeronave.

A Irkut disse que o programa de testes incluiu funções de navegação e aterrissagem, mas também envolveu verificações de iluminação externa da aeronave.

Tudo ocorreu como o previsto nos primeiros testes, e a aeronave já pode prosseguir para realizar outras missões.

Enquanto isso a fabricante disse que no momento conta com dois aviões em solo, mais esse protótipo 001 que está fazendo os voos. Além disso mais três aeronaves de testes estão sendo construídas em Irkutsk, sendo que uma delas vai ser direcionada para testes em solo, no Instituto Central Aerohydrodynamic.

 

O MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.

Foto – UAC

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.