O primeiro voo do MC-21 ocorreu em maio deste ano, e durou muito pouco em comparação com as grandes fabricantes, mesmo com um início lento, as primeiras etapas de testes da aeronave prosseguiram como o esperado pela Irkut, e nesta semana a empresa russa iniciou uma nova fase de testes.

Essa nova fase é composta por várias modificações de design da aeronave, no total ela só fez 8 voos até o momento e realizou diversos testes em solo, depois de receber as atualizações, mais um voo voo feito no dia 13 de setembro, e durou 2 horas no total, o sucesso das modificações foi total a aeronave funcionou como o planejado.

 

Segunda fase de testes

Foto – Irkut/Reprodução

Na segunda fase de testes a Irkut instalou medidores de tensão na estrutura para monitorar o carregamento estrutural, aliás, essa é a primeira vez que a Irkut fez uma aeronave de grande porte, apesar de contar com a experiência das empresas que compõem a UAC.

Esse sistema permite que os engenheiros verifiquem as cargas que são aplicadas nas estruturas durante um voo, e se isso está de acordo com o projeto.

Entre as modificações realizadas pela Irkut na segunda fase está o software de voo, que foi alterado após as primeiras análises de condições reais em voo. É um processo normal para uma aeronave que ainda está aprendendo a voar. 

“O objetivo principal desta etapa de testes é ampliar a faixa de voos por massa, centralização, velocidade e altitude”, disse a Irkut em comunicado oficial.

 

O MC-21

Foto – UAC

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.