Podemos dizer que realmente os russos estão correndo para lançar seu novo avião MC-21 no mercado, depois de dar preferência para os motores Pratt & Whitney, mirando um mercado ocidental, a Irkut começou os testes de aerodinâmica com o motor Aviadvigatel PD-14.

Para isso eles estão usando uma maquete em escala e testando o comportamento aerodinâmico em túnel de vento subsônico, isto pois o motor PD-14 tem um diâmetro do fan frontal menor em comparação com o motor PW1400G, que inclusive já está voando com o primeiro protótipo de testes.

Foto – Irkut/Via FlightGlobal

O menor diâmetro diminui a área frontal da aeronave e o arrasto geral, a configuração do computador de bordo é diferenciada, quando a fabricante entende que isso é uma variável que afeta o consumo de combustível e arrasto aerodinâmico. Uma maior área frontal gera maior arrasto aerodinâmico.

Toda pesquisa está sendo realizada pelo Central Aerohydrodynamics Institute. O instituto disse que incluirá simulação de altos ângulos de ataque e avaliação da aeronave em atitudes de decolagem e pouso.

A primeira companhia que receberá o MC-21 com motores PD-14 será a Red Wings, o motor já foi testado separadamente em um Ilyushin Il-76.