F-35 Israel
Par de F-35I Adir da Força Aérea de Israel. Foto: IDF-AF.

A Força Aérea israelense (IAF), divulgou durante essa semana os primeiros abates operacionais ao utilizar o caça F-35 (I). Segundo informações da IAF em uma rede social, os caças de 5ª geração abateram dois drones iranianos que tinham o território de Israel como destino.

Com isso, é a primeira vez que se tem conhecimento de um F-35 destruindo um alvo aéreo operado por qualquer nação. A operação ocorreu em março do ano passado, mas as imagens foram divulgadas somente agora.

F-35 Israel
Imagem mostra drone iraniano durante interceptação momentos antes de ser abatido Foto: IAF

Com a primeira interceptação de um drone não tripulado Shahed-197 (UAV), a IAF informou que a operação contou com a colaboração e coordenação de países vizinhos, sugerindo que os drones foram lançados a partir do Iraque ou Síria por forças iranianas.

Ainda segundo um relatório da IAF divulgado pelo Portal The Drive, um terceiro drone do mesmo modelo também foi abatido, mas por um sistema de guerra eletrônica.

Equipados com armas de fogo, a IAF não descarta a possibilidade de os drones terem sido enviados para a Palestina a pedido do Hamas, grupo que possui fortes laços com o Irã.

Apesar de descrever como Shahed-197, especialistas na área de aviação militar indicam que o drone de guerra não-tripulado faça parte da família Shahed-161, com capacidades similares ao Sentinel RQ-170 dos Estados Unidos, que inclusive tem sido usado para dar apoio aos ucranianos na guerra contra a Rússia.

Com informações: The Drive