Apesar de Israel estar adquirindo o F-35, para atuar na defesa aérea do país, os olhos das autoridades militares de Israel também estão focados em um outro caça de superioridade aérea, que ainda faz parte da Força Aérea Israelense, trata-se do F-15.

Caso o Estado de Israel compre os caças norte-americanos, a versão preterida será a F-15X.

Para tal compra Israel deve usar um fundo de investimento militar dos EUA, que gira entorno dos US$ 3,8 bilhões. Esse dinheiro é investido anualmente pelos EUA para os países do Oriente Médio que são aliados dos EUA em uma região crítica.

Israel já tem caças F-15, porém de outras versões não tão modernas como será o novo F-15X, e espera também continuar adquirindo o Lockheed Martin F-35, um caça de nova geração que também é atual no mercado.

Mas não é apenas o F-15 que esta na jogada de compra por parte dos israelenses com o caça, outras aeronaves podem vir, incluindo novas aeronaves reabastecedoras, helicópteros CH-47 Chinook e o V-22 Osprey, este último com a capacidade de voar como avião e fazer decolagens e pousos na vertical.

 

Mais sobre o F-15X

A nova versão do clássico caça norte-americano, que no momento está sendo somente planejada, será denominada de F-15X e contará com uma gama nova de armamentos, controles de voo, visores no cockpit modernos e um radar mais potente, o que no cenário de aviação militar atual é fundamental. O suporte para até 20 mísseis é um chamativo do novo modelo, além de ter tecnologia Stealth.