Itália barra a venda da Alpi Aviation para grupo chinês

Alpi Aviation Itália China

Na última quinta-feira (10), a Itália anunciou a venda de 75% da participação da Alpi Aviation para as empresas chinesas Investment Holding (CCUI) e a CRRC Capital Holdings.

Apesar da venda da negociação da empresa especializada na fabricação de drones militares ter avançado, o governo italiano decidiu por barrar a venda alegando que o acordo se baseia em um investimento predatório, quando há o interesse apenas na aquisição da tecnologia para projetos distintos de outras empresas da China.

Com investigações iniciadas em 2018, o governo italiano relatou uma ampla investida dos chineses em empresas estratégicas na Europa, em especial, empresas com tecnologias militares. O fato do primeiro-ministro Mario Draghi ter barrado a negociação foi visto como uma proteção de tecnologias estrategicamente importantes.

Segundo informações da Reuters, a investigação constatou que os grupos chineses visavam mudanças na propriedade corporativa, o que poderia levar a potenciais riscos securitários da Itália.

Além do cancelamento do acordo, o governo italiano aplicou uma multa aos envolvidos.

Com informações: Reuters

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Alpi Aviation, China, Drone, ITÁLIA, usaexport

Sair da versão mobile