KC-390 embraer ala 2 fab
Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.

Na última sexta-feira (29), o Presidente Jair Bolsonaro se reuniu com sua contraparte italiana, Sergio Matarella, em Roma. Segundo o Blog do Nolasco, do Portal R7os dois teriam falado sobre a venda de produtos militares, com a Itália demonstrando interesse no KC-390 Millennium.

Fontes que estiveram presentes na reunião afirmaram ao blog do jornalista Thiago Nolasco que o Brasil tem interesse em adquirir os blindados Centauro II. Em contrapartida, Roma tem olhos no cargueiro tático da Embraer. 

Brasília busca ampliar o comércio militar com o país europeu para equilibrar a balança comercial, hoje favorável aos italianos. Bolsonaro pediu também a Matarella reciprocidade na permissão para a entrada de brasileiros na Itália, afirma Nolasco. 

Blindado 8×8 Centauro II.

O Centauro II é uma evolução do Centauro B1, já avaliado pelo Exército Brasileiro no passado. O blindado 8×8 é fabricado pela Iveco-OTO Melara e possui um canhão 120mm de alma lisa. É um dos blindados de oito rodas que o EB estuda para adquirir futuramente. As novas viaturas deverão substituir os Engesa Cascavel a partir de 2037. 

KC-390: adquirido por Hungria e Portugal

Desenvolvido pela Embraer como um substituto do C-130 Hércules, o KC-390 Millennium é um cargueiro tático multimissão capaz de transportar até 26 toneladas. Inicialmente, a Força Aérea Brasileira comprou 28 aeronaves, mas renegocia o contrato com a fabricante. Quatro aeronaves estão em serviço no Brasil, todas operadas pelo Esquadrão Zeus (1º GTT) em Anápolis (GO). 

O modelo já foi adquirido pela Força Aérea de Portugal, que assinou a compra de cinco aeronaves e um simulador, e pela Hungria, que fechou o contrato para duas unidades. 

Saiba mais sobre o KC-390 e suas capacidades neste artigo e nos vídeos abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA