Itapemirim pode operar o primeiro Airbus A319 do Brasil com 4 janelas de emergência

Itapemirim ITA Airbus A319
Foto: Autor Desconhecido

O Airbus A319ceo de matrícula 9H-XFW recebeu recentemente uma adesivação provisória mostrando que foi transferido para a Itapemirim Transportes Aéreos. No Brasil a aeronave deve operar com a matrícula PS-SIL, o avião de 13 anos operou anteriormente pela Hi Fly Malta.

O avião deve ser preparado nas próximas semanas para a entrada na frota da Itapemirim, recebendo a pintura definitiva da companhia e a configuração de assentos padrão. Atualmente o avião está na base da Hi Fly, em Beja (Portugal).

Curiosamente este Airbus A319 têm quatro janelas de emergência acima das asas, ao contrário da configuração comum da aeronave, com duas janelas. Será o primeiro avião com este opcional de fábrica que operará no Brasil.

As quatro saídas permitem que a aeronave tenha em seu interior uma configuração superior a 145 assentos, limite técnico para aviões deste porte com duas janelas sobre as asas, como o 737-300, 737-700 e Airbus A319. No padrão da Hi Fly Malta, a aeronave voa com 150 assentos em seu interior.

A aeronave tem outras 4 saídas através das portas frontais e traseira, totalizando 8 saídas de emergência. O modelo sem opcional, utilizado pela LATAM Brasil, tem seis saídas no total e limite de 145 assentos no interior.

Boeing 737 MAX

As aeronaves da nova geração (A319neo e 737 MAX 7) são equipadas de fábrica com quatro janelas de emergência para terem capacidade máxima de 160 passageiros. Foto: Gisele Orquídea/Aeroflap

Atualmente com seis aviões na frota, e cinco em operação, a Itapemirim deverá chegar ao final de 2021 com 10 aeronaves em operação, de acordo com o novo planejamento. 

O próximo avião programado para entrar na frota da companhia é o Airbus A319 de matrícula PS-JCP. A aeronave está atualmente na Indonésia onde está recebendo os últimos ajustes antes da sua vinda ao Brasil.

Com o A319 que pode chegar em outubro cogita-se que a Itapemirim ganhe tração para operar em rotas de menor demanda, e até mesmo utilizar seus slots no Aeroporto de Congonhas. A companhia tem dois slots diários no aeroporto paulista.

Se a companhia seguir o mesmo padrão de espaço do A320, a Itapemirim deve ter 132 assentos no seu A319.

 

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