Caças F-5M

O 1º/14º Esquadrão Pampa completa hoje (24) os 73 anos de história. O esquadrão de elite da FAB está pronto proteger a região sul do país 24 horas por dia e nos 365 dias do ano.

Suas origens são antes mesmo da 2º Guerra Mundial, mas só após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1944 e no pós-guerra mundial, que este esquadrão de elite tomou forma. No dia 24 de março de 1947 foi criado o 1º/14º Grupo de Aviação, que já tinha considerável uma infraestrutura.

No requisito aeronaves, alguns clássicos já passaram pelo esquadrão sulino, o principal deles foi o icônico Curtiss P-40, junto a este caça veterano da II Gueera se criou o lema e mascote do esquadrão e não poderia ser mais brasileiro, o Zé Gaúcho (inspirado do Zé Carioca), foi e ainda é o símbolo do 1º/14º, o personagem se veste com roupa de caçador e fica apoiado em uma bomba, com o seguinte dizer: “Já te atendo tchê”.

P-40N da FAB- Foto: MUSAL

A cidade de Canoas-RS, ficada sediada a Ala 3, nesta base de grande importância estratégica do país, três esquadrões se instalam, o 1º/14º Pampa, que opera caças F5EM/FM, 2º/7º Esquadrão Phoenix, que opera aeronaves C-95 Bandepatrulha (Bandeirante adaptado para missões de patrulha-marítima), e o 5º ETA, que opera aeronaves C-97, C-98 e C-95M, as aeronaves oferecem missões de transporte para a região.

F-5E Tiger II- Foto: Autor desconhecido

Dentre as várias histórias do esquadrão pampa, estão suas participações em exercícios aéreos dentro e fora do país e suas conquistas netas operações aéreas são outro marco do esquadrão.

O destaque vai para a edição da Red Flag de 2008, onde caças F-5 do esquadrão voaram até a base de Nellis, em Nevada, EUA e participaram deste que é considerado o principal exercício aéreo do mundo. Lá nossos tigers duelaram ( de forma simulada), com caças de alta performance como o F-16 Fighting Falcon.

Hoje há quatro bases em pontos estratégicos do país operam os caças F-5, são elas: A ALA 2, em Anápolis-GO; A ALA 3, em Canoas-RS; A ALA 8, em Manaus-AM; E a ALA  12, em Santa Cruz-RJ.


Foto – Rodrigo Rott/Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA