O secretário de Defesa, James N. Mattis, reuniu-se com autoridades de defesa argentinas em Buenos Aires, para reafirmar a longa relação de defesa entre os Estados Unidos e a Argentina, disse a porta-voz do Pentágono Dana W. White.

Mattis, o ministro da Defesa da Argentina Oscar Aguad, e o tenente-general Bari del Valle Sosa discutiram uma ampla gama de questões de defesa, disse White em um comunicado resumindo a reunião.

 

Papel de Liderança Crescente

O secretário agradeceu à Argentina por seus esforços regionais de denunciar ações antidemocráticas, especialmente as da Venezuela e da Nicarágua, disse White.

“O secretário Mattis agradeceu aos líderes pelo crescente papel de liderança de seu país no cenário global, ilustrado por sediar a próxima Cúpula do G20”, acrescentou.

Os líderes concordaram em continuar seu diálogo sobre questões globais e regionais de defesa no futuro, disse White.

Mattis visitou a Argentina como parte de sua primeira viagem à América do Sul desde que assumiu o cargo. Ele já havia se encontrado com autoridades no Brasil e também visitou o Chile e a Colômbia posteriormente. As autoridades do Pentágono disseram que deve ressaltar as relações de defesa que são críticas para um Hemisfério Ocidental colaborativo, próspero e seguro.