Japan Airlines Boeing 777 Pratt & Whitney
Foto: BriYYZ

(Reuters) Após o incidente com o Boeing 777 da United envolvendo o motor Pratt & Whitney, a Japan Airlines decidiu aposentar todas as suas aeronaves do modelo 777 equipados com os motores Pratt & Whitney.

Antes da decisão, a companhia aérea já havia suspendido as operações com essas aeronaves até que os fatos tenham sido esclarecidos. “A Japan Airlines(JAL) decidiu acelerar a aposentadoria de todos os Boeing 777 equipados com P&W até março de 2021, o que (foi) originalmente planejado para março de 2022”. Disse a empresa em comunicado.

Para suprir a ausência dessas aeronaves, a empresa irá utilizar o Airbus A350 em algumas rotas domésticas, revezando com outras aeronaves como o Boeing 767, Boeing 777-300ER equipados com motores GE e o 787. 

A própria JAL enfrentou problemas em dezembro do ano passado com um de seus 777s equipados como os motores PW4000. Atualmente apenas uma pequena quantidade de aeronaves são equipados com motores Pratt & Whitney, a grande maioria é equipada pela GE e uma parte pela Rolls Royce.

A Japan Airlines foi a primeira empresa a retirar de forma definitiva todos os seus 777s equipados com motores PW. Segundo a Boeing há 69 aeronaves em operação com os motores Pratt & Whitney e outras 59 estão estocadas. Ainda segundo a fabricante, as aeronaves afetadas com o problema no motor são as versões mais antigas, sendo os modelos -200 e -300 menos eficientes do que as aeronaves mais recentes. 

Entenda o incidente

Parte frontal da carenagem do motor do N772UA. Foto: Polícia de Broomfield.

No dia 20 de fevereiro, um Boeing 777-200 da United Airlines sofreu uma grave pane no motor direito e teve que realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Denver, no estado americano do Colorado. 

A aeronave de matrícula N772UA operava o voo UA-328 entre Denver e Honolulu (Hawaii), com 231 passageiros e 10 tripulantes a bordo. Durante a subida pouco depois da decolagem, as carenagens do motor direito (um Pratt & Whitney PW4077) se soltaram. A aeronave retornou ao aeroporto e fez um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido no incidente.