Japão considera emprego de drones para detecção de mísseis hipersônicos

O Ministério da Defesa do Japão estaria considerando o uso de aeronaves não-tripuladas para realizar a detecção e alerta antecipado de mísseis hipersônicos. A ideia foi revelada pelo Ministério no dia 07 de agosto, aponta o portal japonês Sankeibiz

A grande vantagem de mísseis hipersônicos é a sua altíssima velocidade, podendo ultrapassar Mach 5, o que atrasa a sua detecção e dificulta sua interceptação por meios convencionais. A Rússia já emprega o Kh-47M2 Kinzhal, bem como o HGV (Hypersonic Glide Vehicle) Avangard, que pode ser lançado a partir de mísseis balísticos. A China, vizinha do Japão, revelou em desfile militar o míssil balístico de médio alcance DF-17, que também pode carregar HGVs como o Avangard. 

MiG-31K decolando de Khmeimim, Síria, com um míssil Kh-47M2. Foto: MD Russo.

A pasta de Defesa japonesa estaria considerando a criação de uma rede de aeronaves não-tripuladas para detectar de forma antecipada uma arma hipersônica. Os drones seriam equipados com sensores infravermelho e operariam em uma fração de espaço aéreo mais perto do inimigo, com os dados obtidos sendo repassados para uma estação em solo. Detectando o míssil antes, a interceptação subsequente, ou uma possível evacuação da área a ser atingida, pode ser bem-sucedida.

A vantagem no uso de drones, um equipamento cada vez mais presente nas forças armadas no mundo todo, está no seu custo e o fato de não custar uma vida no caso de perda em combate.

Veja mais: voa o primeiro drone de reconhecimento RQ-4B para o Japão. 

Segundo o portal, a verificação da tecnologia foi completada no primeiro ano da Era Reiwa, cujo início se deu em maio de 2019. O Ministério também estaria realizando pesquisas para sistemas de detecção antecipada a partir de embarcações, bem como a criação de uma constelação de pequenos satélites operando na baixa órbita terrestre, atuando como contramedidas para mísseis hipersônicos, criando, assim, uma rede de defesa com múltiplas camadas. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Drones, Guerra Eletrônica, Hipersônico, Japão, usaexport

Sair da versão mobile