Advertisement

Japão decide por cancelar buscas por caça F-35A e piloto desaparecidos desde abril

MRJ

O governo do Japão decidiu por cancelar as buscas ao F-35A desaparecido bem como ao piloto devido a um acidente com um caça stealh F-35 da JASDF (Força de Auto Defesa do Japão), em 9 de abril.

O anúncio veio direto do ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, segundo ele as buscas foram encerradas mas as investigações do acidente continuarão. O F-35 acidentado era o primeiro que foi construído em solo japonês.

O ministério também continuaria monitorando uma área maior com câmeras subaquáticas “com o propósito de proteger informações militares classificadas”, disse Iwaya.

Caça F-35A da JASDF, o mesmo caça cairia meses depois, em abril de 2019- Foto USAF

Assim que foi confirmada a queda do caça uma equipe da Marinha Americana ajudou nas buscas pela aeronave e pelo piloto, mas nada foi encontrado desde então.

Alguns problemas aconteceram com esse caça, um deles foi no canopi e precisou paralisar toda uma frota de F-35 até que se pudessem voltar aos voos. A RAAF (Real Força Aérea Australiana), descobriu o risco de graves corrosões nos caças e está trabalhado para resolver o problema.

Apesar do ocorrido os japoneses se mantém fiel ao caça de 5º geração, tanto que encomendaram mais 105 unidades do caça, se tornando assim a segunda maior operadora deste modelo em todo o mundo, ficando atrás somente dos EUA. Aos poucos o Japão está substituindo aos antigos F-4J pelos modernos caças F-35A Lightning II.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.