A Força Aérea dos EUA (USAF) autorizou recentemente um contrato de US$ 279 milhões para equipar a Força de Autodefesa de Japão (JASDF) com um avião-tanque Boeing KC-46, o mesmo modelo que será usado em breve pela USAF.

A escolha da aeronave foi baseada na competição denominada KC-X, onde se sobressaiu o KC-46 pela sua versatilidade de operação, visto que além de abastecer 4 aeronaves ao mesmo tempo, o KC ainda consegue transportar passageiros ou carga.

Atualmente a JASDF tem quatro aviões-tanque KC-767J em sua frota, que se trata de um Boeing 767 adaptado para virar um avião-tanque, diferente do KC-46, que já é concebido pensando nessa finalidade, mas feito com base na plataforma do 767.

A Força Aérea dos EUA vai ajudar o Japão a manter sua frota, visto que a USAF planeja operar com 179 dessas aeronaves, em substituição ao KC-135.

O KC-46 tem um sistema que o transporte simultâneo de equipamentos de carga, pessoas e serviço aeromédico de UTI aérea, em sua máxima capacidade de combinações. O avião também pode ser configurado rapidamente para fazer uma missão específica, aliviando peso do interior ou equipando-o para otimizar o interior em cada capacidade específica.