Caça de reconhecimenrto da JASDF, RF-4E Phantom II-Foto: U.s Airforce

A Força de Autodefesa Aérea do Japão (JASDF), está planejando trocar os caças de reconhecimento RF-4E Phantom II por aeronaves de 5º geração F-35A/B Lightning II, as informações foram divulgadas por um porta-voz de identidade anônima da JASDF.

Os Phantom estão em missões de reconhecimento pela JASDF a mais de 40 anos, sendo operado pelo Tactical Reconnaissance Group.

Desde o início das operações com o caça de fabricação norte-americana as operações dos caças ficaram apenas restritas a sobrevoar áreas de interesse do governo japonês para poder capturar imagens.

Caça Lockheed Marting F-35B Lighting II. Foto- U.s Marines

O Tactical Reconnaissance Group fica sediado na Base Aérea de e Hyakuri, na prefeitura de Ibaraki. Durante os anos de operações as missões dos RF-4E Phantom II foram vastas, incluindo um controle a fiscalização de furacões que é bastante comum naquela região asiática.

O Grupo de Reconhecimento Tático também usou os Phantom II para avaliar a usina nuclear de Fukushima Daiichi após o terremoto e tsunami de março de 2011 no nordeste do Japão.

Com a aposentadoria dos clássicos Phantoms, o Japão terá somente aeronaves mais modernas, como o Mitsubishi F-2 (F-16 fabricado no Japão), F-15J Eagle e o novíssimo Lockheed Martin F-35A.