Japão quer encomendar mais 100 caças Lockheed Martin F-35

Caça Lockheed Marting F-35B Lighting II. Foto- U.s Marines

A Lockheed Martin deve receber em breve mais encomendas do Japão para o F-35. O país quer encomendar cerca de 100 caças de 5ª geração para substituir os F-15 do país.

O pedido deverá ser realizado para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que costuma autorizar (ou não) novas compras de armamentos produzidos pelos EUA, logo após os Estados Unidos encaminham um novo lote de compra, que inclui também as compras estrangeiras.

Muito provavelmente essa compra será aprovada, pois o Japão quer reforçar a sua defesa para contrapor com a expansão da China e da Rússia na Ásia, em matéria de novos caças e aeronaves.

O novo pedido deverá ter entregas entre 2019 e 2023, cerca de 42 caças F-35A da encomenda atual serão utilizados para substituir os F-4 nas Forças de Defesa até o ano de 2024. O Japão também optou pelos caças F-35B, de decolagem curta e pouso no estilo VTOL no novo contrato.

O F-35B vai operar no porta-helicópteros JS Izumo, através de uma modificação que altera a embarcação para as características de um porta-aviões, e permite operar com helicópteros e aeronaves no mesmo convés. Vale ressaltar que o F-35B não exige o sistema de catapulta ou um gancho especial de pouso.

Os caças do Japão devem ser produzidos pela Mitsubishi Heavy Industries, em Nagoya.

O Japão tem 200 caças do modelo F-15 atualmente, essa encomenda substituirá apenas uma parte da frota.

Até agora, 10 exemplares do F-35 foram entregues à Força de Autodefesa Aérea do Japão (JASDF), dos quais seis foram produzidos na linha de montagem final de Nagoya da MHI.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap