Advertisement

Japão retira suspensão de voos com Boeing 777 equipados com motores Pratt & Whitney

Boeing 777 JAL Japão PW4000 Pratt & Whitney

Após pouco mais de um ano da proibição de voos em aeronaves Boeing 777 equipadas com motores Pratt & Whitney PW4000, o Japão retirou a restrição nesta sexta-feira (25).

A proibição de voos com aeronaves equipadas com esse tipo de motor, veio em decorrência de um incidente grave envolvendo um Boeing 777 da United Airlines.

No dia 20 de fevereiro de 2021, a aeronave de matrícula N772UA operava o voo UA-328 entre Denver e Honolulu (Hawaii), com 231 passageiros e 10 tripulantes a bordo. Durante a subida pouco depois da decolagem, as carenagens do motor direito (um Pratt & Whitney PW4077) se soltaram. 

A aeronave retornou ao aeroporto e fez um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido no incidente. A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) abriram investigações sobre o ocorrido. 

No Japão em 2020, um outro Boeing 777 equipado com motores PW4000 teve problemas significativos no motor esquerdo. O incidente fez com que o avião retornasse ao Aeroporto de origem para manutenção minutos após decolar.

As investigações mostraram que duas pás do motor estavam danificadas, sendo uma delas causada pela fadiga do metal. A investigação ainda não foi concluída, tendo sido anunciado de forma preliminar em 28 de dezembro de 2020.

Antes da suspensão, a JAL possuía 8 aeronaves do tipo com o motor PW em operação sendo 5 da versão -200 e 3 da versão-300. A ANA possuía 19 aeronaves 777 com motor PW, sendo 14 da versão -200 e 5 da versão -300.

Boa parte dessas aeronaves foi aposentada logo após a proibição de voos com o modelo equipado com motores PW4000.

“A avaliação técnica foi concluída e a validade das medidas de prevenção de recorrência foi confirmada. [Nós] permitiremos a retomada da operação comercial da aeronave, desde que as medidas de prevenção de recorrência sejam implementadas.”  Disse o Ministério de Infraestrutura, Terra, Transporte e Turismo do Japão no último dia 18 de março.

Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre quais seriam as atualizações e melhorias nos motores Pratt & Whitney PW4000 para que o Boeing 777 possa voltar a voar regularmente.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.