ERJ-135 Embraer Top Gun Maverick
O Embraer ERJ-135 de matrícula N259JX com a pintura promocional de Top Gun: Maverick. Foto: Mars Photo Operations @__saturdaynightspecial

Há 25 dias do lançamento de Top Gun: Maverick, a Paramount Pictures está em uma campanha massiva para divulgar este que é um dos filmes mais aguardado dos últimos anos. E para transportar o elenco pela tour de divulgação, a produtora está usando um jato executivo Embraer ERJ-135 customizado. 

A aeronave fabricada no Brasil é operada pela companhia de táxi aéreo norte-americana JSX (JetSuiteX), que possui apenas jatos ERJ-135 e 145 na sua frota.

O avião escolhido para transportar a equipe do filme é o N259JX, que recebeu um esquema promocional. Na fuselagem, a cor preta predomina com a logomarca e a data de lançamento do filme. Na cauda, a pintura é a mesma do famoso capacete do Capitão Pete ‘Maverick’ Mitchell, vivido por Tom Cruise. 

Conforme dados do Flightradar 24, a aeronave começou sua rodada de voos pelo filme no dia 30 de abril, a partir de Phoenix, no estado do Arizona.

Segundo os sites Planespotters e Airfleets, o atual N259JX foi construído em 2001 pela Embraer para a American Eagle (braço regional da American Airlines), recebendo a matrícula N739AE.

Em 2014 o jato foi estocado e chegou a ser alugado pela companhia brasileira Lynx Táxi Aéreo, com o registro PP-WTH, mas nunca chegou a operar pela mesma. 

Posteriormente passou a ser propriedade da ECC Leasing Company da Itália, matriculado N280EC. Com essa mesma matrícula o ERJ-135 entrou em serviço pela JSX , tendo seu registro trocado para N259JX em 2019.  

 

Este é o quarto avião pintado especialmente para o novo filme. Durante as gravações, dois caças F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA e um F-14 Tomcat aposentado foram customizados para participarem do longa-metragem. 

Enquanto os F/A-18E e F/A-18F receberam pinturas da Escola de Armas de Caça da Marinha (NFWS), a famosa Top Gun, o clássico F-14 foi pintado com as cores da chamada “Nação Rebelde”. O Tomcat já está com seu “dono”, o Museu Aeroespacial de San Diego, enquanto os Super Hornets foram transferidos para os Blue Angels em 2020. 

Top Gun: Maverick foi apresentado para convidados em múltiplas ocasiões e, até agora, as críticas tem sido bastante positivas, mesmo as vindas de ex-aviadores navais. Nos EUA o filme chega aos cinemas em 27/05, mas os fãs brasileiros poderão matar as saudades de Maverick um dia antes, em 26/05.