JetBlue EUA Embraer 190
Foto: AeroXplore

A JetBlue Airways anunciou que vai adiar a aposentadoria do jato brasileiro Embraer 190 devido a alta temporada nos EUA acompanhada da retomada do setor. A companhia aérea quer manter a sua malha em grande quantidade de voos disponíveis aos clientes durante o período.

Anteriormente a empresa planejava se desfazer os Embraer 190 a partir de 2020, porém sem contar com a crise que todo o setor enfrentou. Com aproximadamente 60 jatos do tipo na frota, a JetBlue deverá devolver 30 aeronaves que estão sob regime de leasing a partir de 2023, a empresa planeja ficar mais tempo com o restante que é de sua propriedade. 

Além disso, a não retirada dos jatos brasileiros também está ligada a nova joint-venture entre a JetBlue e a American Airlines. As empresas irão analisar como o mercado vai reagir diante da retomada e irá se debater os custos operacionais. 

A JetBlue também está trabalhando na transição gradativa dos tripulantes do Embraer 190 para o novo Airbus A220, no qual a companhia norte-americana já recebeu dois exemplares. 

“Adiamos a retirada das 30 aeronaves próprias, A JetBlue irá avaliar … o melhor momento para aposentar essas aeronaves com base em fatores que incluem os custos dos jatos e a joint venture americana.” Disse Ursula Hurley, Diretora Financeira da JetBlue.

Ursula disse ainda que a empresa está “fazendo investimentos nesse tipo de frota para garantir que possamos aumentar as margens e capitalizar a oportunidade que a joint-venture proporciona”.

DEIXE UMA RESPOSTA