Advertisement

Justiça do Chile aprova acordo de Joint Venture entre o grupo LATAM e a Delta Air Lines

LATAM Delta

A resolução do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência, no Chile, que aprova o acordo extrajudicial entre LATAM, Delta e a Fiscalía Nacional Económica de Chile é mais um passo para concretizar o que será o acordo de JV entre as companhias aéreas

O Tribunal de Defesa da Livre Concorrência, no Chile, aprovou o acordo extrajudicial celebrado entre LATAM e Delta Air Lines com a Fiscalía Nacional Económica. O referido contrato e a resolução do tribunal que o aprova permitem, entre outras coisas, a implementação do seu acordo comercial (“trans-American Joint Venture Agreement” ou “JVA”), sujeito às medidas mitigatórias oferecidas pelas partes. 

O próximo passo das empresas é aguardar a aprovação do Departamento de Transporte dos Estados Unidos(DOT). No começo de 2019, a American Airlines era a empresa interessada em fazer um acordo semelhante com a LATAM, porém a justiça chilena não autorizou. 

Meses depois a Delta adquiriu uma participação de 20% na companhia latino-americana no valor de US$ 1,9 bilhão. Desde então, a LATAM anunciou que iria deixar de fazer parte da aliança global One World, no qual esteve presente por 20 anos ainda quando a empresa se chamava LAN.

Em meados de 2020, as duas empresas firmaram o acordo de joint venture que obteve aprovação logo em seguida no Brasil, Colômbia, Equador e no Uruguai. Se aprovado em outros países como o EUA, as duas empresas poderão operar voos em conjunto utilizando o código de cada em empresa em suas respectivas malhas.

No caso dos EUA, o acordo também vai permitir voos das subsidiárias regionais operadas pela Delta além da cooperação com os programas de milhagem. A LATAM ainda enfrenta o processo de recuperação judicial com base no Capitulo 11 nos EUA, uma decisão poderá influenciar na outra.

Recentemente a justiça postergou a entrega do plano de recuperação e reestruturação da companhia aérea latino-americana para meados de novembro. Como parte do acordo entre as empresas, a Delta também incorporou a sua frota algumas aeronaves Airbus A350-900 que operavam na divisão brasileira da LATAM.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.