Ka-226T Climber
Ka-226T Climber. Foto: Rostec.

O helicóptero utilitário Ka-226T Climber atualizado fez seu primeiro voo de testes circular, informou a Rostec. O evento ocorreu nas instalações de testes da Mil & Kamov National Helicopter Center, empresa que faz parte da Russian Helicopters. 

Sob os comandos de Alexander Cherednichenko, piloto de testes sênior de 1ª Classe, e Maksim Bespaliy, navegador de testes de 1ª Classe, o pequeno helicóptero passou 12 minutos voando em círculos ao redor das instalações, atingindo velocidades de 100 Km/h em 300 metros de altitude. 

O helicóptero modernizado foi apresentado pela primeira vez no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS 2021. Sua estreia no exterior aconteceu no Dubai Airshow 2021. Em novembro de 2021, o Ka-226T, ou “Climber”, decolou pela primeira vez e realizou um voo pairado.

“Os testes de voo do Ka-226T atualizado estão ocorrendo com sucesso, e o primeiro voo circular é um dos marcos mais importantes no desenvolvimento do helicóptero atualizado, que será apreciado por clientes russos e estrangeiros em um futuro próximo. O helicóptero está adaptado ao máximo para voos de alta altitude, o que expande significativamente as possibilidades de sua aplicação e a gama de tarefas que pode realizar”, disse Nikolay Kolesov, CEO da Russian Helicopters.

Devido à sua adequação para voos de alta altitude – uma característica chave do helicóptero – o projeto de atualização do Ka-226T foi chamado de Climber (Alpinista). O que o diferencia dos modelos anteriores da família Ka-226 é um novo design da fuselagem e do corpo da aeronave com características aerodinâmicas consideravelmente aprimoradas.

A fuselagem é feita de materiais modernos e leves. A Rostec também destaca que o rolamento do veículo também foi significativamente atualizado – o Ka-226T tem uma nova cabeça do rotor, pás e caixa de câmbio principal, bem como um sistema de combustível de emergência à prova de choque que atende aos mais rígidos requisitos de segurança.

O Ka-226T também está equipado com novos equipamentos de voo, navegação e comunicação por rádio, e pode ser equipado com equipamento de oxigênio, cilindros e um sistema de ar condicionado e aquecimento, se necessário.

O Ka-226T tem um projeto de rotor coaxial, que garante boa controlabilidade em ar rarefeito, resistência a ventos laterais fortes e uma alta taxa de subida e permite decolagem e pouso em grandes altitudes. O Ka-226T também é altamente eficiente ao voar sobre a água. Ele pode decolar e pousar no convés de embarcações, inclusive de pequeno porte.

A aeronave é caracterizada por baixa vibração, facilidade e simplicidade de operação, capacidade de decolar e pousar em locais de tamanho mínimo (inclusive dentro da infraestrutura urbana), alta precisão de pairar mesmo quando se trabalha com carga suspensa externamente, pouso seguro de passageiros com os rotores ligados.

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