Foto: Sgt. Bianca Viol - Força Aérea Brasileira.

“Missão cumprida com sucesso” é a avaliação da primeira participação do KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) em um exercício operacional internacional.

A conquista inédita se deu entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro durante o Exercício Culminating, realizado em em Louisiana, Estados Unidos.

O treinamento em conjunto com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.

Foto: Sgt. Bianca Viol – Força Aérea Brasileira.

“Nós conseguimos fazer os voos de acordo com o planejado, realizando também a missão de lançamento de paraquedistas, com o C-17 e C-130 da Força Aérea Americana. Agora nós vamos continuar a formação e desenvolvimento doutrinários da aeronave”, comentou Major Aviador Bruno Américo Pereira, tripulante do KC-390.

Com um balanço positivo da participação no Exercício Culminating, o KC-390 cumpriu etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação em um treinamento com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação em um voo de formatura tática com aeronaves militares já consagradas.

De acordo com o Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, uma aeronave em fase de implantação traz muitos desafios. “Nós estamos ampliando as nossas capacidades e pudemos colocá-las em prática no Exercício ‘Culminating’. Então, para nós foi um ganho muito grande. Nós temos trabalhado há alguns anos no desenvolvimento de técnicas e práticas e esses procedimentos foram muito bem executados durante o treinamento”, destacou o militar.

Tropas paraquedistas do Exército Brasileiro dentro do KC-390. Foto: Sgt. Bianca Viol – Força Aérea Brasileira.

Após encerrar sua participação no Culminating, no dia 05, a tripulação do KC-390 matrícula FAB 2855 deu início à mais uma missão de testes e qualificação da aeronaves: o frio extremo.


Esta fase começou no dia 08 com a chegada do cargueiro multimissão à cidade de Jacksonville (Flórida) onde as equipes especializadas da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave decolou para Moses Lake (Washington) para realizar o primeiro trajeto do traslado para Fairbanks (Alasca).

Vale notar que essa etapa teve duração de 6h28min, que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.

Equipe verificando o radar do KC-390 Millennium durante testes no Alasca. Foto: Tenente-Coronel Emerson/COPAC. 

Ontem, retornando de Fairbanks, o KC-390 ainda teve um curioso encontro ao cruzar caminhos com um Airbus A400 Atlas da Força Aérea Real no Aeroporto de Minneapolis. 

O FAB 2855 foi o terceiro KC-390 recebido pela FAB. A aeronave foi incorporada à frota em 27 de junho de 2020.

Via Força Aérea Brasileira