Advertisement

KC-390 “cruza” com A400 ao retornar do Alasca

Após realizar testes de frio extremo no Alasca, o KC-390 Millennium (FAB 2855) da Força Aérea Brasileira cruzou com um de seus “colegas” do mercado da aviação de transporte militar: o Airbus A400 Atlas.

O encontro entre as aeronaves da FAB e da Força Aérea Real (RAF) ocorreu no Aeroporto Internacional de Minneapolis-St.Paul, no estado americano de Minnesota, e foi registrado pelo plane spotter Nick Benson do JetTip.net.

Após finalizar, no dia 05/02, sua participação no Exercício Culminating, o FAB 2855 partiu no dia 08/02 para Fairbanks (Alasca) para realizar testes de Cold Soak, onde o cargueiro multimissão foi exposto a temperaturas extremamente baixas, “atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C”, de acordo com a FAB. 

Equipe brasileira com o KC-390 Millennium no Alasca. Foto: Tenente-Coronel Emerson/COPAC.

Diferentemente de uma qualificação ambiental quanto a componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar, os efeitos da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável em solo, situação na qual a falha de sistemas pode levar a eventos de Dificuldades em Serviço, nas quais a aeronave fique sem condições de operação.

O FAB 2855 foi o terceiro KC-390 recebido pela FAB. A aeronave foi incorporada à frota em 27 de junho de 2020.

Enquanto o 2855 era empregado no exercício conjunto e em testes no Alasca, os outros três KC-390 da FAB seguem trabalhando no transporte logístico no âmbito da Operação COVID-19. 

Na última quinta-feira (11) a Força Aérea ultrapassou a marca de 1600 horas de voo em apoio à região Norte do Brasil. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Força Aérea, Força Aérea Brasileira, KC-390, usaexport