Advertisement

KC-390 da FAB já está voltando ao Brasil com 68 pessoas; acompanhe em tempo real

KC-390 FAB UCRÂNIA

Já está retornando ao país o KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi resgatar cidadãos brasileiros que saíram da Ucrânia por conta da guerra com a Rússia. A aeronave deve pousar em Brasília na quinta-feira (10). 

A aeronave de matrícula FAB 2855 saiu de Brasília na segunda-feira à tarde, realizando o pernoite em Recife. No dia seguinte, sob o código BRS55, o KC-390 saiu de território brasileiro e fez mais uma escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde, de onde decolou às 14h14 (horário de Brasília), pousando na capital portuguesa Lisboa às 18h05. 

O 2855 decolou de Lisboa na manhã de hoje (09) e pousou em Varsóvia (Polônia) após um voo de pouco mais de quatro horas. No aeroporto polonês, foram descarregadas as 11,6 toneladas de materiais de ajuda humanitária. 

Segundo a FAB, a ajuda humanitária enviada para Varsóvia contém 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e cinco kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

Por volta de 14h15 iniciou-se o embarque dos 68 passageiros, incluindo 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos, e um colombiano. Oito cachorros e dois gatos também foram embarcados. 

Agora, o KC-390 do Esquadrão Zeus (1º Grupo de Transporte de Tropas) já iniciou seu retorno a Brasil. O cargueiro militar decolou da capital polonesa às 14h33, devendo chegar em Lisboa por volta de 18h40. 

O KC-390 pode ser acompanhado em tempo real através do Flightradar 24 e do Flightaware. Confira abaixo ou clique aqui.

 

Chamada de Operação Repatriação, a ação interministerial é realizada entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS). 

“Essa missão é também a comprovação da característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea. Desde o início, nós conseguimos disponibilizar esses dois aviões, além de outros se forem necessários, com características de chegarem a locais longínquos. Então, essa é mais uma missão real que comprovamos a utilização do poder aéreo na guerra e na paz”, disse o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, comandante da Aeronáutica, na partida da aeronave para a missão. 
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, KC-390, Polônia, Ucrânia, usaexport