Embraer KC-390
Foto: Claudio Capucho/Embraer

Na última segunda-feira, 6 de junho, a Embraer apresentou o KC-390 para autoridades da República Tcheca. O evento contou com a presença da ministra da Defesa do país Jana Černochová que acompanhou a apresentação terrestre e de voo da aeronave brasileira, incluindo um teste de carregamento e transporte do Pandur II no aeroporto de Pardubice.

A apresentação serviu para demonstrar as capacidades da aeronave e não há obrigações de compra no momento por parte da República Tcheca. O mesmo KC-390 no últimos dias realizou uma série de apresentações dentro da Europa, com a presença na Hungria e  Portugal.

KC-390 carregamento
O evento de apresentação contou com a presença de autoridades do Brasil e da República Tcheca

Com a invasão russa à Ucrânia, a República Tcheca pretende implementar projetos de modernização em larga escala que visam fortalecer as capacidades das suas forças armadas. Um desses projetos será a modernização de um esquadrão de aeronaves de transporte. A demonstração do Embraer KC-390 é um dos passos para descobrir o que o mercado de transporte atual tem a oferecer.

EMBRAER KC-390

KC-390 carregamento
Foto: Ministério da Defesa da República Tcheca

A aeronave, no desenvolvimento da qual a empresa tcheca Aero Vodochody também participou, foi desenvolvida por ordem da Força Aérea Brasileira (FAB) para o desempenho de uma ampla gama de tarefas. A aeronave pode transportar até 26 toneladas, 80 passageiros ou mais de 60 paraquedistas. 

Além disso, o avião permite o reabastecimento em voo (REVO) e pode monitorar o espaço aéreo ou se transformar em um hospital voador (MEDEVAC). O Embraer KC-390 sobrevoa a velocidades de até 850 km/h e conta com o alcance de até 4.800 km com apenas um reabastecimento.

Com informações: Ministério da Defesa da República Tcheca