Força Aérea Brasileira
Foto: Tenente Emília e Sargento Ronan/CECOMSAER
Uma das aeronaves KC-390 Millennium do 1º Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus – faz parte da exposição estática da Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço (FIDAE). O evento acontece até o dia 10 de abril em Santiago, capital chilena.
 
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está aberto à visitação do público e tem recebido centenas de pessoas diariamente. “Fiquei surpreso que muitos visitantes conhecem nossas missões, principalmente as humanitárias, e perguntam bastante sobre elas, além de querer saber sobre as capacidades operacionais do avião”, conta um dos load masters (mestre de cargas) da aeronave, Sargento Renan Luiz da Silva.
 
 
Para o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, Major Aviador Daniel Elias Souza, a FIDAE é uma oportunidade de representar a FAB no exterior. “Representar não apenas a FAB, mas o Brasil e os brasileiros em uma feira internacional é uma grande responsabilidade e também motivo de muito orgulho”, destaca.
 

KC-390

O KC-390 é um avião bimotor de transporte tático multimissão. A palavra “tático” se traduz na aplicação operacional do avião: transporte de tropas, armamentos, munição, veículos, blindados e lançamento de infantaria paraquedista em pontos mais próximos da linha de frente do combate. Além disso, a outra missão desempenhada pelo KC-390 é o reabastecimento em voo, que será explicado em detalhes mais à frente. 

Fora o transporte e o REVO, a aeronave foi projetada para realizar operações de busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM), combate a incêndio e missões de reconhecimento. Tais capacidades estão sendo desenvolvidas pela Embraer e a FAB. O avião ainda está na sua fase de implantação em serviço.

No ano passado, a nossa Equipe realizou uma série especial para mostrar de perto os detalhes da atuação do KC-390 na Força Aérea Brasileira, com uma série de entrevistas e um vídeo especial da operação do maior avião militar da América do Sul, acompanhe abaixo:

 

KC-390: Conheça as capacidades do maior avião militar brasileiro:

 

 
Com informações : Força Aérea Brasileira